terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Clássico x Moderno



OBRA:

GRANDE ODALISCA, 1814. PARIS, MUSEU DO LOUVRE. 0,90 X 1,60




O artista nesta faze começa a trabalhar o nu feminino, onde percebe-se que a figura esta idealizada. Nota-se que o artista acrescentou algumas vértebras para fins estéticos, não há nele qualquer sensualidade o corpo esta simplesmente parado. O traçado da linha é espontaneamente puro. A busca intensa da imagem real e a preocupação em reproduzir fielmente a cena da forma que ela está acontecendo naquele momento pode-se dizer até de forma fotográfica, é o que transmitem os detalhes do ambiente, com o realce dos objetos e acessórios que compõem o quarto lembram o estilo grego, utilizado no período clássico, e contrastam com a luminosidade da figura central, a odalisca, na qual revela o padrão de beleza considerado da época, a posição da odalisca apesar do nu, considerado um tanto ousado para a época, transmite uma atitude reservada, tem um olhar desconfiado, e se restringe a sua própria exposição.




OBRA: Les demoiselles d'Avignon



Les demoiselles d'Avignon
Este foi um dos mais famosos quadros do pintor espanhol Pablo Picasso. Pintada em 1907, a óleo sobre tela 244 x 234cm , este quadro encontra-se exposta no Moma, em Nova Iorque, e esteve, em 2005, exposta no Museu Sakip Sabanci, na cidade de Istambul, na Turquia. Na época em que pintou este quadro, Picasso tinha completa noção que este era o quadro mais importante que havia pintado até então. Para a obra definitiva Picasso passou meses a fazer esboços e, durante o trabalho, fez inúmeras modificações. Quando concluiu a obra, havia concebido a maior tela que alguma vez pintou. E como afrma John Golding (1974 p.38)

“...relatos desa época sugerem que Picasso estava descontente com a pintura e parece tê-la considerando inacabada. E, no entanto, apesar de suas obvias incongruências e mudanças de estilo Les Demoiselles acabou parecendo, como ocorre com todas as grandes obras de arte, esplendidamente inevitável. O fato de não podermos hoje visualizá-lo de outra forma serve para demonstrar que, ao criar suas próprias leis, o quadro criou novos cânones de beleza estética ou, para dizê-lo de maneira diferente, destruiu as distinções tradicionais do belo e do feio”.

Esta obra representa, para além de uma obra-prima do cubismo mundial como afirma David Cottington (2001 p.12)
“trava-se de uma obra chocante e nada convencional. O quinteto de impudentes prostitutas nuas - duas delas monstruosamente deformadas e outras duas de implacáveis olhos arregalados – alinhava-se para defrontar o observador num espaço angular claustrofobicamente achatado”.
a violação de todas as tradições e convenções visuais naturalistas ocidentais, ao apresentar cinco aleivosas (prostitutas), representadas de forma cubista, como se nota na mulher nua sentada à direita, vista ao mesmo tempo de frente e de costas com seio e cocha visíveis entre a perna levantada e o braço. Os rostos da metade esquerda da composição percebemos as cabeças de duas figuras centrais são vista de perfil tem narizes de perfil, ao passo da cabeça vista de perfil tem um olho colocado de frente. Percebe-se também que as personagens refletem o início do Período Negro, na obra de Pablo Picasso, assemelhando-se a máscaras e esculturas africanas. A estética geométrica e visual delimitou contornos quanto ao futuro do cubismo.
Como afrma John Golding (1974 p.38) que a obra Les Demoiselles d'Avignon “é ainda hoje uma obra audaciosa e pertubadora; há sessenta e nove anos deve ter parecido nada menos que inacreditável. Deixou certamente perplexos e consternados até os mais fervorosos admiradores de Picasso”.

. E o que percebemos na obras de cada arte onde percebe-se que são uma o oposto da autra pois no Classico é todo academico quase uma fotografia ja a arte Moderna não esta preocupada com isso ela quer mostrar e expressar aquilo q o artista sente e a maneira como ele vê.

Diane Magali Schuch

2 comentários:

Viaggio Mondo - assessoria comunicação disse...

Olá!

Seu blog é muito bom, adorei!

Quero aproveitar para te convidar a conhecer meu blog também e participar da Promoção 1001 Seguidores. Como prêmio você pode levar para casa uma das agendas 2011 recheadas de fotos dos mais de 40 países que visitei! Se quiser, traga também seus amigos e leitores! :D

Aguardo você! :)

Bjos!

Unknown disse...

Olá!
O seu blog é maravilhoso! Convido você a participr do grupo do face http://on.fb.me/1kAaEu1, vai ter um hangout sobre como entender a arte, é muito interessante!