quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Clássico x Moderno (Ângela Dal Forno)

Este texto tem como objetivo, discutir o surgimento da arte moderna, mostrar uma obra desta arte, estabelecer as diferenças e igualdades entre a arte clássica e moderna.
A arte moderna surgiu no século XX, a partir de uma ruptura de valores. Conforme De Micheli, 1991, pg 05: “A arte moderna não nasceu como uma evolução da arte do século XIX; ao contrário, ela surgiu de uma ruptura dos valores daquele século”.
Foi a partir do século XIX que começou as tendências para o surgimento da arte moderna, mas ela só acontece a partir do século XX.
A arte era feita para o povo, por quem trabalhava nessa área era abençoado, e quem comprava, desfrutava a beleza das pinturas. Segundo Pevsner, 1980, pg. 05: “A verdadeira arte deve ser feita pelo povo e para o povo, como uma bênção para quem faz e para quem desfruta”.


Obra: Madame Matisse
Artista: Henri Matisse
Ano: 1905
Técnica usada: óleo sobre tela
(fonte da imagem: http://tcn.cse.fau.edu/homepage)


Esta é uma obra, um retrato, feito por Henri Matisse, ele retratou sua esposa com uma linha verde vertical, que desce de sua testa até seus lábios. (MANNERING, Douglas, 1982, pg 28)
O artista não buscou a imitação perfeita do natural e essa obra é naturalista.
Já a arte clássica, era de inspiração histórica. Upjohn (1991, pg 180/01) escreve que: “Para David, todo o tema nobre era obrigatoriamente de inspiração histórica ou mitológica clássica é tratado ainda no espírito austero da república romana”.
Para alguns artistas, como David, a arte clássica tem uma história para a república romana.
Conforme Chilvers (1996, pg 116): “em certos conceitos, a palavra classicismo pode ser usada para expressar apenas a idéia de clareza”.
Clareza porque os modelos clássicos envolviam qualidade, e é um termo empregado com exatidão.
Clássico também é um modelo ético, pois ele não oculta a realidade. Argan (1995, pg 43) escreve: “o ideal clássico não é inspiração poética, mas modelo ético”.O clássico não tem poesia, ele não está além da realidade e também não esconde a realidade da história com a mitologia.


Obra: Maria Antonieta levada ao suplício
Artista: David

Ano: 1793
Técnica usada: desenho a bico de pena

(fonte da imagem: http://liberdadedasartes.blogspot.com)


Esta é uma obra de uma mulher, que foi levada ao suplício, a técnica usada é desenho a bico de pena.
Podemos relacionar essa obra com o tempo de escravidão, que as pessoas que eram escravizadas também eram levadas ao suplício, eram castigadas e essa obra lembra muito isso.




CONCLUSÃO: RELAÇÕES ENTRE AS OBRAS


A obra de Henri Matisse (1905) e a obra de David (1793), são obras de duas mulheres, com técnicas diferentes, Matisse usou óleo sobre tela e David usou desenho a bico de pena.
A obra de Matisse é de assunto histórico, a obra de Davis também relembra história, do tempo da escravidão, onde os escravos eram castigados, são obras que em comum foram retratadas mulheres, mas com significados diferentes.
Madame Matisse é uma obra fovista, os artistas fovistas não procuravam fazer a imitação perfeita do natural, pois a obra de Henri Matisse comprova isso.
Maria Antonieta levada ao suplício é uma obra clássica, ela é uma arte radicalmente civil. O centro não é a beleza renascentista, nem a tensão barroca e tem características próprias.





GLOSSÁRIO

Austero: severo, sério, duro, ríspido
Mitologia: história fabulosa dos Deuses, semideuses e heróis da antiguidade;
Ruptura: ato ou efeito de romper, violação de contrato, quebra de relação social;
Tendência:
inclinação, propensão.




Acadêmica: Ângela Maria Dal Forno

Um comentário:

Unknown disse...

Aiii que saudades da faculdade de Artes. Me formei no ano de 2008 , na UNIJUÍ .. saudades das aulas do professor Paulinho... saudades de todos .. sucesso a vcs neste novo mundo de Artes...


bjusss