quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Neoclássico X Moderno


A obra O Rapto das Sabinas de 1799, se encontra no museu do Louvre, em França, Paris, tendo suas dimensões 385 x 522 cm. , é óleo sobre tela. Segundo o site Arq net, “O quadro não representa o «Rapto das Sabinas», mas sim a «Intervenção das Sabinas» num conflito entre Romanos, seus maridos e filhos, e Sabinos, seus parentes. O quadro representa Hersilia, a sabina, tentando reconciliar Romulus, o fundador de Roma que dirigiu o rapto, de Tacius, o chefe dos Sabino, que as vinha tentar libertar.”

Jacques-Louis David nasceu em Paris em 29 de agosto de 1748 e morreu em Bruxelas em 29 de dezembro de 1825, com 77 anos, foi o mais ilustre representante neoclássico pictórico, oriundo do classicismo do século XVII.

O Neoclassicismo ou academicismo, segundo Gulben Kian “inspirou-se nas formas primitivas da arte clássica: o puro contorno linear, a abolição do claro-escuro.”

Les Demoiselles D'avignon é um dos mais famosos quadros de Picasso, foi pintado em 1907, com a técnica óleo sobre tela e em 2005 foi exposta no Museu Sakip Sabanci, na cidade de Istambul, na Turquia. Hoje ela está exposta no O Museu de Arte Moderna (MoMA) em Nova Iorque . Foi restaurada e seu restauro foi concluído em dezembro de 2004.

O cubismo foi um movimento artístico do século XX, tendo ocorrido de 1907 a 1914 e sua origem deu-se em Paris, no ano em que Picasso pintou o célebre quadro Les Demoiselles d’Avignon. Os fundadores do cubismo foram Pablo Picasso e Georges Braque e a eles uniram-se alguns escritores de vanguarda. A principal característica desse movimento são as formas geométricas utilizadas nas artes plásticas. Voltou os volumes coloridos sobre uma superfície plana e o objetivo era construir nas telas, um quadro de motivos sólidos e duradouros.

Conclusão das obras

No “Rapto das Sabinas” podemos notar que o modelado perfeito, isto é linear, ao contrário de Les Demoiselles D'avignon que o modelado é realizado por linhas grotescas, que formam as formas angulosas das figuras representadas.

Podemos ver nas duas pinturas a presença de planos. Entretanto, na Neoclássica a perspectiva é realizada por formas arquitetônicas, enquanto na Cubista, a percepção é realizada pelo posicionamento dos elementos formadores da imagem. Há nas duas imagem sobreposição de figuras e possui mais a que tem mais elementos.

As formas das duas são fechadas, elas são sólidas. Contudo, o “Rapto das Sabinas” podemos notar um eixo instável em algumas figuras. E a luz é absoluta, mesmo que no Les Demoiselles D'avignon possui uma figura feminina, com seu rosto pintado de preto.

No cubismo podemos notar a fragmentação da figura e do fundo como característica desse estilo, como o modelado e o tema de mito é característica do Neoclássico. Podemos notar que no Rapto das Sabinas o olhar percorre descompassado pela obra diferente de o Les Demoiselles D'avignon que ocorre de modo linear e tranqüilo.



Site sitado: http://www.arqnet.pt/portal/biografias/david.html

Um comentário:

The history through the art. disse...

Les Demoiselles D'avignon me faz lembrar da época de escola, foi a primeira obra que pediram para reproduzir...Não tinha e nem tenho talento pra isso... mas me traz boas recordações.